Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Países mais Importantes do Mundo

   Vejo os jornais e tv's falarem da crise econômica, falarem do tal dos Brics (grupo de países emergentes) composto por Brasil, Russia, índia, China e Africa do Sul, e servindo de contra-ponto também se falam dos Piigs (grupo de paíse Europeus que estão com poblemas de endividamento) composto por Portugal, Italia, Irlanda, Grécia e Espanha.
  Fiquei pensando, quais são os Países que realmente tem importância no mundo, e resolvi eu mesmo fazer uma classificação de acordo com alguns critérios (estou aberto a críticas), como População, Território, Tamanho da Economia, Comércio Exterior e Poder Militar.
   (Obs. Dados Obtidos do site Wikipédia)
  • 1º Tamanho da População:
Países com grande população tem o mercado consumidor maior e tem potêncial de serem grandes importadores de produtos agrícolas.
  • 2º Tamanho do Território:
Países que possuem grande extensão territorial tem maiores possibilidades de serem exportadores de produtos minerais e agrícolas.
  • 3º Tamanho da Economia:
Os Países mais Ricos serão os maiores Importadores de Produtos primários “commodities” e exportadores de bens industriais e tecnologia.
  • 4º Comércio Exterior:
O comércio exterior é a soma das exportações com as importações, são países onde as rotas comerciais (Marítimas e Aéreas) são mais densas e algum problema interno com esses países afetam o mundo inteiro.
  • 5º Poder Militar:
Países de grande poder militar podem extender sua influência política a grandes áreas do Globo, influindo nas decisões econômicas de nações mais fracas.
   Baseado nisso selecionei 15 países por critério e dei notas de 15 a 1 de acordo com a posição do país na lista, sendo 15 pontos para o primeiro colocado e 1 ponto para o décimo quinto colocado, depois somei a pontuação de todos os países e fiz um ranking dos 10 mais importantes, espero que esta lista seja útil na hora de ler uma notícia de economia.
   Penso depois de fazer um outro ranking com os Países de maior IDH (Qualidade de vida) e com maiores investimentos em tecnologia.

33 comentários:

  1. China, sempre China...

    mudou o lay out ou eu entrei em blog errado?

    ResponderExcluir
  2. É esse e o Lord Caçador versão 2.0
    Gostou ou preferia o anterior?
    O que mais supreende é que o Brasil nem aparece no ranking do comércio exterior, e isso é muito mal, A Holanda e Belgica que são uns ovinhos perto do Brasil estão muito melhor no ranking.
    :) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil no ranking de comércio exterior?? ai, para a piada, não consigo parar de rir kkkk
      ok, vou ficar séria, sem bobagens em uma segunda de patadas de ursos
      Gostei do layout, mas na próxima envia um memorando para me informar com 48 horas de antecedencia
      comi palhacitos hoje e nem eu estou me aguentando :P
      beijinhos na ponta do nariz

      Excluir
    2. Fiz esta modificações ontem de noite, fui mexendo, mexendo até que ficou assim, talves eu faça outra modificações, Estou aproveitando esse feriado aqui no Rio, o tempo esta nublado querendo chover, e estou aqui na minha cama no quentinho, operando o meu notebook, estou com muitos pensamentos empreendedores. Ainda estou comendo os ovos de pascoa que sobraram kkkkkkkkkk.
      Mas pelo ranking podemos ver o peso que os EUA e China tem no mundo de hoje, não dar para negar.
      bj$ ;D

      Excluir
  3. É porque o Brasil tem um péssimo ambiente de negócios, por isso nem apareceu no seu ranking de comércio exterior. Mas em compensação possui um ótimo ambiente para atividades carnavalescas e futebolísticas rsrs... Não sei se é pra rir ou pra chorar

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh FI só abrir umas cervejas e vai rir até não poder mais, como todo bom brasileiro, e nem se importar com esses detalhes. Se fizessem um ranking de pão e circo nosso pais estaria entre os primeiros...

      Excluir
    2. Isso é para voce ver como o governo mente para o povo, ha 10 anos atrás a participação do brasil no comércio mundial era de 1%, o Brasil passou a exporta cada vez mais ano após ano, e hoje a participação continua em 1%, sabe porque, todos os paíse avançaram na exportação não só o Brasil como o governo faz pensar. Realmente o Ambiente de negócios é pessimo e tem a falta de infra-estrutura. Mas isso mostra que há um grande potêncial de crescimento.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Grande potencial de crescimento SE diminuissem a corrupção e a burocracia, do jeito q andam as coisas a tendencia é reduzir, não crescer, de doce por aqui só o chocolate que está comendo! (ai que vontade insana)

      Excluir
    4. Talvez no futuro próximo quando o polo do porto do açu (LLX)estiver pronto será um grande exemplo para surgirem outros polos de exportação, Também podemos ver no ranking que a Índia tem potêncial para estar em um futuro próximo em 3º no ranking, a Europa está em decadência se formos olhar cada país individualmente, mas se colocarmos a União Européia no lugar de cada país europeu individualmente eles ficam em primeiro no ranking facil.

      Excluir
    5. Acho que se o governo não mexer os pauzinhos pra começar a fazer as reformas não vai acontecer tão cedo. Dilma tem aprovação recorde, tem que aproveitar esse momento e colocar a mão na massa.

      Abcs,

      Excluir
    6. Ahhh FI, definitivamente acho q envelheci, perdi as esperanças dessas reformas, até achei q Lula faria, aceitação dele tb era grande, mas agira ja estou duvidando q a Dilma faça algo tb, concordo q é necessario e seria um bom momento, mas.... será q vão fazer algo?

      Sim Lord, a LLX só boto fé depois de pronto e funcionando

      Acho q baixou a pessimista aqui :S

      Excluir
    7. Vou fala uma coisa o Poblema Do Eike é o seguinte.
      Eu estou trabalhando no Projeto do Porto Sudeste que era LLX e agora é MMX, o projeto começou em 2005 e era para 20 MTPA de minério, depoispassou para 30 MTPA, depois 50 MTPA e agora 100 MTPA, toda vez que há essa mudança o projeto volta a estaca zero, e com isso demora mais para terminar, se tivesse se mantido em 20 MTPA o porto já estaria pronto e operando trazendo receita para a MMX. O governo até que investe, mas esta muito devagar, tudo é feito com interesse das empreiteiras, Ele estavam fazendoas obras do Arco Rodoviário aqui no Rio, só que de tanto parar as obras, o preço dos materiais agora é outro, e duvido que a obra continue.

      Excluir
    8. Que história é essa de falar mal de mim, Lord? kkkkkkkkkkkkkkk
      Mas o meu xará explica o porque de voltar a estaca zero.
      Ele detesta fazer puxadinho. Se é para fazer, faça uma vez só.
      Um abraço!

      Excluir
    9. Mas é a pura realidade, esse empreendimento do Porto Sudeste esta rolando a 7 anos, se ele mantivesse o projeto inicial, já estaria faturando uma grana, mas não, ele vendeu 15% para os Coreanos, 10% para os Chineses, mas um tanto para a Anglo America, e o negócio não sai do papel.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Simples, mas extremamente interessante a sua listagem. Você está de parabéns.

    Só não sei se é o mais adequado classificar o poderio militar de um país baseado apenas em gastos militares. Um país que tem um poderio militar poderoso é a Coreia do Norte. Mas tudo bem.

    Em certos quesitos os EUA são muito melhores que o 2º colocado, como por exemplo o PIB e os gastos militares.

    Mas a postagem foi muito legal. Parabéns. Isto reforça minha ideia de que a crise da Grécia e da Espanha são marolinhas para o mundo. Se fosse nos EUA, aí o bixo iria pegar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      Bem eu também vi outras fontes em termo de poder militar, o link está abaixo.
      http://www.globalfirepower.com/
      Eu também pensava que a Coreia do Norte fosse muito forte mas ela está em 22º no ranking das potência militares e a Coreia do Sul esta em 7º lugar, e esse ranking eles levam em consideração as armas.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Pensei que seu blog havia sido clonado, rsrs!

    Análise simples e interessante. Embora eu reconheça a importância do assunto, não entendo muito. Seu post veio a calhar.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ranking é só para servir de referência para sabermos quais são realmente os países relevantes para o mundo, a Grécia e Portugal por exemplo tem a importância zero, a unica influencia que eles tem são através da Alemanha e França que são fiadores do Euro, só por isso.
      -
      -
      Um abraço Corey.

      Excluir
    2. Outra importância é servirem de notícia para a imprensa totalmente despreparada e que na maioria das vezes não sabe o que fala.

      Excluir
    3. A imprenssa assim como todas as profissões sempre tem gente de bom e de mau carater, eu sempre desconfio das notícia que são publicadas, pois grande parte delas tem sempre algum interesse por trás, aliás quando a notícia é publicada, já é notícia velha pois o maior interessado já se aproveitou do fato.

      Excluir
  6. Adorei o post!\o/(alguma dúvida de que gosto de geografia?XD)
    E tens razão,enquanto o comércio exterior não melhorar a coisa não vai pra frente,mas pra isso acontecer tem que melhorar a infraestrutura do país primeiro (principalmente transportes,porque não adianta vender e comprar produtos se eles levam meses para chegar a seus destinos...-/-) e pra isso acontecer é preciso melhorar a situação da corrupção,como disse a Etta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil exporta muitos produtos primários de pouco valor e importa máquinas e produtos de alta tecnologia, por isso se fala na tal desindustrialização.

      Excluir
  7. Como assim o comercio exterior no Brasil é fraco? Somos os maiores importadores de gringo para consumo de prostituição em terras carnavalescas e também em corridas de F1. Seu post está errado favor rever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se formos pensar assim somos grande exportadores de escravas sexuais, que se prostituem na Espanha e Itália.
      O problema é que o Brasil exporta muito volume mas de produtos de pouco valor agragado, tipo Óleo cru, minério de ferro, soja, e importamos semicondutores.
      Assim fica dificil.

      Excluir
  8. Muito bacana a análise.

    Uma sugestão: talvez vc pudesse fazer um teste ponderando essas notas aí de acordo com as proporções dos valores analisados. Por exemplo, na 5ª tabela vc tem uma variação de 1400% na segunda coluna (ranking), do menor para o maior, enquanto a 1ª (gastos militares), a variação é de 3094%. Essa variação pode gerar resultados distintos na classificação dos países originalmente postada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, bem eu pensei em fazer uma pontuação ponderada, mas a perda de tempo seria enorme, além disso a pontuação seria muito subjetiva, e tem outros fatores por exemplo o que tem mais peso, o cemrcio exterior ou PIB, é muito complicado fazer este tipo de analise, por isso opitei em fazer da maneira mais simples. Só um a curiosidade eu tenho o ranking das maiores potencias do mundo de 1750, só a china representava 33% do PIB mundial e Índia representava 25%, a Europa por inteiro representava 23%, eu acho que no futuro próximo estaremos caminhando para a mesma situação.
      -
      Um abraço.

      Excluir
  9. Achei interessante, mas concordo que faltou o IDH, níveis de educação, desigualdade social, corrupção dentre outros, aos quais acredito que os países da escandinávia e eslavos estão no topo.
    E é interessante observar como a Rússia vem ano-a-ano retomando o seu papel de superpotência mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Países eslavos? Tá de sacanagem, né? Os únicos países eslavos que são considerados desenvolvidos e que possuem um IDH muito alto são a Eslovênia e a República Tcheca.

      Excluir
  10. cade a alemanha cara e muito mais importante do que o brasil

    ResponderExcluir
  11. desculpe reino unido mais importante do que O brasil

    ResponderExcluir
  12. legal cara,eu acho q sua lista esta correta,e realmente o Brasil esta começando a evoluir

    ResponderExcluir