Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Um Warren Buffett Paulista ? 1º Parte

   
   Yes!!! Nós também temos um Warren Buffett, ele é um Paulista ou melhor um Coreano, para entender melhor vamos aos fatos . A maneira de investir de Warren Buffett inspirou muitos investidores mundo afora, pelo seu método de investir, focada no longo prazo, aqui no Brasil temos um exemplo. Ele se chama Mu Hak You e quase ninguém o conhece fora da comunidade coreana do Bairro Bom Retiro no centro de São Paulo, ele não da entrevistas e não gosta de ser fotografado por se achar feio. Vamos a sua História agora.
    Mu Hak You nasceu na Coréia do Sul e ainda adolescente veio para o Brasil com os pais, já adulto foi trabalhar em varias instituições financeiras foi subindo na hierarquia até chegar a cargos da diretoria, foi quando ele foi demitido, e ficou desempregado, como ele não conseguia arrumar outro emprego resolveu então a criar (usando o dinheiro da indenização que recebeu do Extinto Banco Nacional) um negócio próprio e achar o seu lugar ao sol.
    Ele fundou em 1995 uma gestora de recursos chamada GWI (Global Worldway Investment) a sua idéia era administrar e multiplicar o dinheiro de outros imigrantes Coreanos, e no inicio ele andavas nas ruas de Bom Retiro indo de loja em loja para apresentar a sua empresa aos imigrantes Coreanos.
    Se inspirando nos mesmos métodos de Buffett ele fez muitas pesquisas para identificar empresas com boas perspectivas de crescimento, mas que estivessem subavaliadas na bolsa, ele sabia que o valor da empresa seria reconhecido com o passar do tempo, então ele compraria uma grande quantidade de ações, e ficaria com elas até que se valorizem.
    Ele enxergou nas Lojas Americanas (LAME3) uma chance de multiplicar o capital, então passou a comprar ações da empresa no fim dos anos 90 quando a mesma custava menos de 50 centavos, e foi comprando todos os meses a medida que elas valorizavam, chegando a ponto de ter 13% das ações com direito a voto (ON). Isso foi o suficiente para garantir uma cadeira no conselho de administração mesmo a contragosto dos acionistas majoritários.
    Em 10 anos ele transformou sua gestora em uma das grandes do setor. 
    Hoje ele dá expediente de 7:00 até as 22:00 em seu escritório. Ele é muito centralizador e suas ordem são dadas aos gritos, e ele é visto como tirano pelos seus funcionários e muitos não agüentam a pressão e pedem demissão, será que o Pobreta aguentaria trabalhar lá ? hehehehe, mas ele criou um sistema de bônus bastante generoso para distribuir 1/5 dos lucros da GWI para os funcionários, isso rendeu por exemplo R$ 200.000,00 para um simples estagiário, gostaram?
    Hoje o fundo GWI classic já rendeu desde o seu inicio em 1999 cerca de 2500% e tem hoje um patrimônio de mais de 1 bilhão de reais sendo a metade a fortuna pessoal de Mu Hak You. A sua carteira na época (abril de 2008 – Portanto antes da crise) era composto por (Usiminas, Eletropaulo, Lojas Americanas, Copel, B2W).
   Voce devem ter reparado que a foto acima é do Falecido ditador Kim Jong-II da Coreia do Norte, pois como eu disse o cara não gosta de tirar fotos, mas eu consegui uma dele, é esta ai embaixo com 2 quilos de photoshop:

      

Mas será que a Historia acaba aqui? Não. Falarei sobre a sua quebra em 2008 e o seu retorno......Continuaremos.

7 comentários:

  1. Bem ele quebrou em 2008, acho que ele não tem nada a ver com Buffet só para resumir, ele curte alavancagem e Buffet tem o estilo oposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em principio tinha sim, mas ele gostava de entrar em mercados futuros,isso foi uma das razões de sua quebra, foi como eu falei que a história não tinha terminado, na 2º parte vou falar sobre sua quebra e a volta. um Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente existe muitas histórias interessante, mas que são poucos divulgados. Farei outras postagens de outros personagens interessantes do mundo dos investimentos. Um abraço.

      Excluir
  3. Esse cara é um maldito !!! Acabou com o dinheiro de milhares de cotistas, inclusive eu .. apliquei quase $ 200.000 no fundo Leverage e fiquei com apenas $ 5.000. Como se não bastasse, em 2011, ele quebrou de novo o fundo por causa de apostas erradas e alavancadas. Esse coreano prejudicou a vida de mais de 700 cotistas. Na época, a GWI dizia que todos nós estávamos cientes dos riscos, mas quem em sã consciência vai esperar um derretimento de 98% do seu patrimônio ??? A GWI, como corretora, deveria priorizar a preservação do capital do cotista e não derretê-lo .... E ainda querem compará-lo com o Warren Buffet ?????? O Warren Buffet não acabou com o capital de nenhum cotista e ainda por cima deu-lhes muito dinheiro com grandes rentabilidades.

    ResponderExcluir