Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Ranking do Lord 5º Parte - Análise das Estratégias

Vamos fazer uma analise de cada estratégia.

  • Playboy
Ponto positivo: É uma estratégia que não exige trabalho algum, pois faz-se apenas o aporte inicial e depois não mais se mexe na aplicação, e com a bolsa em tendência de alta é a que produz os melhores resultados.
Ponto negativo: É a pior estratégia quando a bolsa esta em tendência de baixa, além disso a alta volatividade pode causar grande estresse.

  • Portuga
Ponto positivo: É uma estratégia que não exige trabalho algum, pois faz-se apenas o aporte inicial e depois não mais se mexe na aplicação, é a mais tranquila das estratégias, pois a volatividade é minima e a mais previsível de todas as estratégias.
Ponto negativo: Foi uma grande estratégia na época dos juros altos, coisa que dificilmente ocorrerá no futuro, pois a tendência atual é a redução das taxas juros diminuído assim a rentabilidade.

  • CDF
Ponto positivo: Durante as quedas a sua perda é menor, pois os 50% da renda fixa atuam como um amortecedor diminuindo as perdas, e tem uma volatividade menor que a estratégia de playboy.
Ponto negativo: Durante a tendência de alta os 50% da renda fixa atuam como um freio de mão limitando os ganhos, além disso é uma estratégia que dá bastante trabalho devido aos constantes rebalanceamentos.

  • Junior
Ponto positivo: Durante as quedas bruscas, os indicadores técnicos dão o sinal de alerta para que o investidor se retire do investimento antes de ter maiores prejuízos.
Ponto negativo: Se a bolsa estiver em leve tendência de alta os indicadores poderão dar sinais falsos de venda, provocando a saída do investidor de maneira prematura limitando os seus ganhos. Se a bolsa estiver andando de lado ou em tendência de queda, os indicadores técnicos vão das sinais de falsos de compras provocando prejuízos. De todas as estratégia é a que dá mais trabalho.

  • Pingo
Ponto positivo: É a melhor e a mais simples maneira de se investir para quem possui pouco dinheiro, a técnica aqui é fazer compras regulares todos os meses e assim fazer preço médio.
Ponto negativo: De todas as estratégias e a que vai gerar o menor retorno, pois a rentabilidade, vai incidir sobre uma base investida muito pequena, então no inicio os ganhos virão dos aportes, rentabilidade só irá se sobrepor somente a partir do quinto ano.
  • Poupança e Inflação
   Agora vamos a uma questão muito interessante. E se o investidor ao invés de investir em ações ou renda fixa, tivesse simplesmente colocado todo o dinheiro na poupança, o que teria acontecido com os 10 mil reais entre 2002 até 2012?
   E a Inflação no período? Será que o dragão da inflação engoliu a rentabilidade e com isso os lucros dos nossos amigos investidores. Usaremos o IGP-M como referência para o índice de inflação.
   Vamos comparar o resultados da Poupança e da Inflação com os desempenhos de Portuga, Junior e Pingo que foram os três ultimos colocados.

   Podemos ver no gráfico, que o "poupador" praticamente empatou com a inflação do período, então quem investiu na poupança não obteve um ganho real, isto é, já descontado pela inflação. Portuga e Junior venceram facilmente a inflação, mas infelizmente Pingo perderia. Mas no gráfico podemos perceber que a tendência é Pingo se aproximar e vencer também a inflação, e isto acontecerá quando ouver uma boa base investida para que os juros compostos possam trabalhar por si só.
   Nesta séria chamada de "O Ranking do Lord", aprendemos que nos Investimentos de Longo Prazo, qualquer estratégia de investimento por pior que seja, será sempre melhor do que simplesmente colocar o dinheiro na poupança.

Vamos agora ouvir um pouco de antiguidade com: "The Doors - Light My Fire"

16 comentários:

  1. booom dia Lord :)
    mais um a provar q poupança é um pessimo investimento rsrs
    um outro ponto negativo da estrategia do Playboy é caso tenha escolhido ações erradas, aí de nada adianta mercado estar em alta.
    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poupança só é bom no curto prazo, digamos até 2 anos.
      Mas depois de 3 até uns 5 anos é melhor investir em CDB ou tesouro Direto, já a parti de 5 anos, ações são o melhor investimento.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Continuo achando que você está fazendo as contas erradas na hora de calcular a rentabilidade com o coitado do Pingo.

    Concordo que ele é o que terá menos capital, mas a média da rentabilidade conseguida dele deve estar maior, pelo menos, que a do penúltimo concorrente. Minha sugestão é que use a planilha do AP para calcular a rentabilidade do pingo. Dos outros não é necessário, pois foi feito aporte único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planilha usada para o cálculo de rentabilidade de Pingo é a disponibilizada pelo INI. E ja foi conferida, e esta certíssima.

      Excluir
    2. Lord,

      acho que paga vc fazer uma comparação correta do Pingo, vc deveria fazer aportes com o IGP-M, concordas?

      []s!

      Excluir
    3. O desempenho de Pingo já era esperada, pois como eu disse se você aporta 10 mil numa só tacada como fez o Playby a rentabilidade vai incidir sobre os 10 mil, mas na situação de Pingo o montante vai crescendo lentamente, então o que vai valer são os aportes, depois de um determinado tempo a partir do momento em que o montante já é substâncial a rentabilidade vai aumentado. Parece estranho mas os cálculos estão certos.
      Até os 10 primeiros anos podemos sim comparar com o IGP-M mas depois quando os juros compostos entrarem em ação, vai perder o sentido de comparar com a inflação.
      Um abraço.

      Excluir
    4. e cresce a torcida pelo pingo!!! o pingo é gente boa... vc está de sacanagem com ele... hehehehehehehehe

      mas também acho que nesta simulação, o pingo teria que corrigir os aportes pela inflação... o pingo teria que investir um montante equivalente aos 10mil reais referentes ao primeiro dia do desafio... em valores reais, o pingo investiu menos que os demais...

      Excluir
    5. Mas a ideia é investir os 10 mil no total, se ele colocar os 10 mil no primeiro dia, vai acabar ficando com a estratégia do Playboy.

      Mas existem formas de melhorar o desempenho de Pingo e vou mostrar em outro post. Porque Pingo representa muitos de nós. Imagina uma coisa....ele invstiu 83,00 por mês e no final de 10 anos acumulou 20.241 reais. Agora imagina investir 830,00 por mês e acumular 202.410 reais, é isso que quero demonstra para vocês.

      Excluir
  3. Bom dia Lord!

    Deu um jeito na internet?

    O que vc disse no outro comentário está certo, o Portuga foi beneficiado por um época de juros altos, mas ainda acredito que é uma boa estratégia pra quem não quer ter muito trabalho ou aprender coisas novas.

    Se o pingo tivesse corrigido os aportes pela inflação, a realidade dele seria bem diferente, concorda? Acho que não há estratégia melhor ou pior, mas a "menos interessante" é do playboy.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou com o modem 3G aqui e ja consegui instalar o discador (pedi ao administrador), estou entre reativar a minha conta ou compra um chip novo, vou resolver isso amanhã.

      Com certeza se ele corrigisse os aportes pelo o IGP-M o desempenho seria bem melhor, mas perderia com isso a comparação com os outros investidores, pois a regra era investir entre 2002 até 2012 o montante de 10 mil reais.

      Ainda vou fazer um post sobre cada um deles e analisar onde cada um poderia melhorar, aguarde.

      Um abração!!!

      Excluir
  4. e aí, qdo vai abrir as janelas p entrar um pouco de ar? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tenta abrir, mas a fechadura parece estar emperrada.....

      Excluir
  5. Uma questão interessante deste ranking é o prazo do investimento...
    O investimento de longo prazo em bolsas de valores em países de economia descente é praticamente imbatível (a época em que o Brasil tinha inflação de 2 dígitos ao mês e taxas de juros elevadíssimas não pode ser considerado ambiente para investir em bolsa)
    10 anos é tempo suficiente para que, na maioria dos possíveis períodos o playboy vencesse...
    Se esta mesma simulação fosse feita para um período menor, por exemplo, 5 anos, muitos dos períodos possíveis trariam resultados bastante ruins para o playboy e mais vantajosos para o portuga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto porque ja fiz teste entre 2006 e 2010 e a estrategia de Playboy ganharia também, mesmo com crise.
      Acontece que os juros praticados hoje são bem menores do que a 10 anos atrás. Quer ver um exemplo:
      10 mil investidos na Hering de 2006 até 2010 iria virar 372 mil. Ja imaginou.....vou mostra esses calaculos também.

      Um abração.

      Excluir
  6. Oi Lord,

    Estou sempre com o "Pingo" haha, afinal a minha vida está bem parecida com a dele... :(

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que disse mais acima imagine a situação:
      83,00 por mês seria igual a 830,00
      então o que ele consguiu em 10 anos seria equivalente a:
      20.241,00 ou 202.410,00 isso mesmo mais de 200 mil reais
      um abraço.

      Excluir