Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Considerações Sobre os Blogs

   Bem gostaria de aproveitar o post de hoje para fazer algumas considerações sobre o Ranking do Pobreta, objeto de muitas polêmicas já algum tempo, e vou dizer o que eu penso.
   Inicialmente a idéia de fazer um ranking era muito boa, eu mesmo gostaria de participar, mas não posso pois infelizmente o meu blog é acessado por pessoas do meu trabalho, pois quando fiquei sem internet acabei usando o tablet de um amigo para fazer alguns testes de edição em meu blog, antes de comprar um tablet para mim. E o endereço do meu blog ficou registrado na memória do tablet dele e assim ele repassou o meu endereço para outras pessoas do meu trabalho e por ai vai...então por essas e outra não da para participar do ranking, inclusive tive que eliminar alguns posts.
   Muitos dizem que os valores apresentados por alguns blogueiros na realidade são fakes, e que na realidade são de simuladores do UOL, infelizmente desconfio que alguns dos patrimônios apresentados no ranking são falsos, pois até hoje nunca vi em um blog que tivesse colocado os valores desde o inicio, só vejo blogs já iniciando com valores bem altos, do tipo 500 mil para cima e sem explicar direito a origem do dinheiro.
   Aliás teve um que chegou a mostrar o início do seu crescimento patrimônial que foi o blog Viver de Renda (VR), e digo que li este blog do início ao fim, e lembro-me que no início do blog o valor do patrimônio era bem pequeno e com aportes bem modestos, mas a partir de um determinardo momento o valor dos aportes começou a saltar de maneira brutal, e sem que o autor revelasse a origem dos aportes, mas como eu já tinha lido o blog desde o inicio, lembro que ele falava de uma herança que estava para receber, portanto talvez seja ai a origem dos altos aportes tão criticados.
   Explicando uma situação hipotética: Imagine que você tivesse um avô que morreu e que ele tivesse umas 3 casas alugadas e a partir de uma determinada época essas casas seriam vendidas aos poucos e que o dinheiro da venda fosse dividido entre os herdeiros, portanto utilizando a sua parte da herança o VR poderia muito bem fazer estes aportes. Portanto não vejo razão para duvidar dos aportes dele, pois os mesmos podem ser perfeitamente explicáveis.
   Mas essa não é a minha critica ao ranking, pois o Pobreta não tem como controlar as informações e analisar se as mesmas são verídicas ou não, pois a utilidade do ranking seria para ver as estratégia dos vários blogueiros/investidores, e na minha opinião o mais importante não são os valores totais e sim a rentabilidade usados como referência no ranking do blog do General Investidor, e principalmente em que ativos os blogueiros/investidores alocaram o seu dinheiro.
   E ai entra uma outra polêmica: Em qual empresa o pobreta realmente investiu? Pois só vemos os valores, e sem a informação principal de qual seria o papel fica dificil de avaliar se a estratégia do pobreta é boa ou não, assim não poderemos ajuda-lo na conquistar de sua independência financeira.
   Uma boa solução seria o pobreta aperfeiçoar ranking no ano que vem, colocando além dos valores totais a rentabilidade sem os aporte.   
   Mas as polêmicas não só acontece aqui nos blogs, pois vemos nas prateleiras das principais livrarias um monte de livros sobre investimentos, pricipalmente dos que tratam de Análise Técnica (AT), na qual os autores dizem ter uma formula mágica para conseguir altas rentabilidades, mas só que tem apenas um detalhe, a maioria destes autores não investem pois só vivem da venda de livros e das palestras que custam os olhos da cara.
   Muito destes autores começaram como blogueiros assim como nós, principalmente a partir da 1º geração de blogs que foi em 2004 quando a bolsa começou a se popularizar no Brasil e haviam poucos materiais impressos sobre o assunto, e isso foi um prato cheio para um monte de picaretas que passaram a vender formulas mágicas dadas em apostilas caríssimas.
   Mas se eles estivessem realmente ganhando dinheiro na bolsa como diziam, simplesmente eles dariam uma banana para todo mundo e curtiriam a sua riqueza.
   Quando eu comecei a investir em 2007 passei a ler muitos blogs que nesta época estavam na 2º geração e que também cobravam por informações e davam palestras e vendiam apostilas pela internet. Ano passado tive a curiosidade de saber o que tinha acontecido com esses blogs, eles simplesmente desapareceram ou que já não eram atualizados desde 2009.
   Hoje estamos no meio da 3º geração de blogues de investimentos e temo que alguns de nós passe a fazer palestras e vender apostilas, e sei que muitos pensam da mesma forma, dando origem as criticas de que se um blogueiro/investidor conseguir subir rapidamente no ranking do pobreta através de um patrimônio fake poderia no futuro vender apostilas ensinando a sua formula mágica e faturando uma boa grana em cima de uma mentira.
   Esta é a minha opinião e não espero que todos concordem.
   Só por curiosidade vou mostrar a vocês a abertura de dois animes que eu assistia na minha infância que sem duvida eram bem melhores que os animes de hoje:
1 - Yamato considerado por muitos como o melhor anime ja feito, foi transmitido pela antiga Manchete
2 - Macross também considerado um anime top de linha transmitido pela Globo. 

   Devido a projetos paralelos informo aos meus fiéis leitores que penso em diminuir as atividade deste Blog ou até mesmo fechar, mas farei o possivel para mante o mesmo no ar em respeito a vocês. Um abração a todos e um Ótimo fim de semana.

17 comentários:

  1. Fala, Lord!

    Eu tb concordo com vc que o q interessa é a rentabilidade e como a carteira está sendo conduzida. No blog do HC ele publica deste jeito. É muito mais útil do que o valor absoluto.

    E tb estou aguardando ansiosamente os resultados de rentabilidade destes traders da vida.

    Uma vez perguntaram pro Marcelo Coutinho pq ele ficava perdendo tempo com cursos e tudo mais já que ele tinha achado a maneira pra ganhar dinheiro. Ele disse que ganhava uma BOA, mas BOA mesmo, grana com os cursos.

    Mas aí volto à mesma pergunta acima: onde estão os resultados desses traders? Não vejo em NENHUM lugar.

    Eu só vejo os resultados das operações. Mas na teoria tudo é lindo. Quero ver na prática. Como está indo a situação patrimonial do sujeito? E a rentabilidade? Ele está aplicando gestão de risco?

    Estou pra separar uma grana só pra fazer trades e levantar este estudo sozinho mesmo, pq já vi q não vou achar em nenhum lugar.

    Minha opinião: essas rentabilidades não devem ser tão altas como falam, daí o trader não quer divulgar que está gastando os olhos da cara com corretagem e horas à frente de um HB só pra ganhar a mesma coisa que todo mundo...

    Enfim...

    Boa sexta aí, hj não vai rolar chopp pra mim! =/

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a rentabilidade é muito mais importante do que os valores totais, pois sabendo onde os ativos estão alocado e a rentabilidade dos mesmo, vamos saber qual dos blogueiros/investidores estão com a melhor estratégia.
      A idéia do pobreta é boa mas pode ser aperfeiçoada.

      Grande parte dos analista que trabalham em corretoras não investem o próprio dinheiro, e grande parte dos escritores não investem pois são investidores frustrados, pois o dinheiro que eles ganham vem apenas da venda de livros.

      Um grande abraço Dimarcinho.

      Excluir
  2. Melhorou, rapaz, se tu der mole teus próprios colegas vão te ferrar.


    Fala alguma coisa sobre o lado feio da putaria, sobre as pessoas que foram à falência por excesso de sacanagem. Assim o Pobreta e outros vão acordar para ver que a vida não é só festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aqui no trabalho já foi tudo resolvido, pois eu ja tinha tirado as coisas mais importantes.
      Podemos sim falar alguma coisa sobre milionários que perderam tudo por causa de mulheres.
      Mas acho que o Pobreta ja esta vacinado contra esses chamados contratempos.

      Excluir
  3. po, Lord, num fecha o blog não! Atualiza semanalmente! =]

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, no mínimo as minhas postagens vão diminuir muito, pois estou com outros projetos paralelos e o blog acabou me tomando muito tempo.

      Excluir
  4. Faça caçador,

    1-Rentabilidade já tem o GI e o HC.

    2- Pra mim o que interessa é bufunfa no bolso. Patrimônio e aporte. Rentabilidade tá cheio de blog que mostra como fazer alocação pra bater poupança. O ranking é mais emocionante com grana pois é o que interessa e é que faz a diferença.

    3- Não me sinto confortável em dizer minha ação. Ainda.

    4- Da mesma forma que não dá pra saber veracidade de patrimonio é o mesmo problema com rentabilidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um grande fake e Enganador. Só busca audiência.

      Excluir
    2. Anônimo:
      Particulamente não acho o pobreta um fake, ele só é um pouco exagerado e audiência todos nós buscamos.
      Pobreta:
      Não sabia que existia 3 rankings pois eu nunca fui no site do HC, vou lá dar uma conferida, em relação a sua Ação, respeito a sua vontade em não revela, da mesma forma que também não ha como conferir se os dados são verídicos, por isso pra mim o que importa não é o dinheiro e sim a estratégia de cada blogueiro/investidor.

      Um abração ao Anônimo e ao Pobreta.

      Excluir
  5. Lord, eu já tive uma acalorada discussão com o Pobreta em relação do que é mais importante: rentabilidade ou aportes.

    Eu não sei porque raios ele foca nos aportes. Se for para ficar dependendo dos aportes somente, eu seria um poupador e não um investidor.

    O dinheiro tem que trabalhar por mim e não o contrário, eu me esfolar de trabalhar para ter dinheiro.

    Um abraço, de seu amigo Eike Rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike beleza!!!
      Isso acontece porque no início o que importa são os aportes, já a rentabilidade só começa a surtir efeito a parti do quinto ano, a não ser que o ativo escolhido tenha uma rentabilidade altissima.
      Você diz é musica para os meus ouvidos, pois seria otimo o dinheiro trabalhar para mim em vez de eu trabalhar pelo dinheiro kkkkk

      Um abração Eike!!!

      Excluir
    2. O difícil é por na prática... kkkkkk

      Olha Lord, eu achei uma série de vídeos e pelo pouco o que eu vi, achei interessantíssimo.

      O Senor Abravanel de coração aberto, respondendo perguntas. O que impressiona é a forma focada e objetiva como ere raciocina. vai lá o link: http://loucuraportever.blogspot.com.br/2011/04/ss-50-anos-uma-entrevista-inesqucivel.html

      Excluir
    3. Acho que vi esta entrevista ja algum tempo, isso uma vez foi transmitido. É muito estimulante ouvir estas histórias Eike.
      O grande problema de Silvio Santos, foi que ele so teve filhas mulheres, e elas se relacionaram com nomens de moral duvidosa, pois os que deram um rombo nas empresas dele foram os cunhados e amigos.

      Excluir
  6. Olá Caçador, post interessante, belas imagens..... mas e esses videos no final?!?!!? kkkk
    Continua firme cara, não desiste não, gosto de ler seus posts.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas imagens, apesar de não terem nada ver com os posts kkkk, mas é só para enfeitar.
      Esse desenhos são os top de linha, que gosto,esses animes são foda.
      Manterei o Blog, só vou diminuir as atividade.

      Um abração!!!

      Excluir
  7. Olá Lord!

    Obrigado pela citação. Realmente tenho que concordar o assunto inicial foi desviado e já começo a notar pessoas interessadas em ganhar dinheiro com suas estratégias, isso é normal e inclusive dá para aproveitar o que tem de bom da estratégia de cada um e criar a sua, o que não pode é adotar uma estratégia como verdade absoluta e sair por ai difamando todas as outras como algumas pessoas fazem.
    Espero que prossiga com seu blog e ano que vem terei finalizado um sistema que permita a todos participarem do Ranking de Rentabilidade apenas mostrando os ativos e a percentagem alocada neles, o objetivo é parar de mostrar valores na internet, isso só gera intrigas desnecessárias e também desfoca dos investimentos, uma pessoa com 40 anos estudada em educação financeira obviamente tem mais patrimônio que uma de 20 anos na mesma situação, logo isso não é nada válido como parâmetro para definir estratégias melhores, como o ranking tem mostrado inclusive.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General, teve muita gente que achou que eu queria esculhambar com alguns blogueiros, mas não é isso.
      Fazer um ranking só rentabilidade é muito interessante porque muito aqui tem estratégias diferentes, tem os que investem em Small Caps outro só gostam de Blue Chips, muito preferem ações de empresas que pagam muitos dividendos, tem aqules que investem apenas em renda fixa, entâo colocar todos no mesmo balaio misturando aportes com rentabilidades vai acabar mascarando os resultados.

      Um abração!

      Excluir