Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fundos Ibovespa: Indexado x Ativo


   No post anterior falei sobre os fundos indexados que tentam replicar índice ibovespa, mas que devido as altas taxas de administração, fez com que a rentabilidade desses fundos fossem tão baixos que perderiam até para o CDI, portanto quem investiu neste fundo pensando a longo prazo se deu mal, mas os bancos já sabendo das deficiências destes fundos indexados criaram então os fundos ibovespa ativo.
   Mas qual é a diferença entre o fundo ibovespa indexado para o ibovespa ativo?
   A diferença não esta na composição da carteira, e sim na proporção em que cada papel tem na carteira. Explico: O fundo ibovespa Indexado procura investir nos papéis de forma que mantenham a mesma proporção em que os mesmos tem dentro do índice ibovespa.
   Já no fundo ibovespa ativo o gestor do fundo deve aplicar nos mesmos papéis que fazem parte do índice ibovespa, mas não precisa ser na mesma proporção, sendo que ele teria a liberdade de aumentar ou diminuir a proporção de cada papel de acordo com as expectivas futuras do mesmo, assim se o balanço da uma empresa for boa, aumenta-se a participação deste papel no índice caso contrário, diminua a participação.
   Temos acima a uma fração do índice ibovespa e vemos que a OGXP3 tem a participação de 2,3% enquanto a HYPE3 tem a participação de 2,1% mas se o gestor ao ler o balanço das 2 empresas e chegar a conclusão de que o futuro da OGX não é tão promissor, ele pode diminuir a proporção deste papel no fundo, e se ao mesmo tempo o futuro da Hypermarcas for promissor ele pode aumentar a proporção deste papel dentro do fundo, portanto ele reduz a participação da OGX e aumenta a participação da Hypermarcas.
   Mas na pratica os resultados não foram muito animadores, pois a longo prazo a rentabilidade dos dois tipos de fundos ficaram praticamente iguais 11,4% contra 11,0% sendo que ouve períodos em que os fundos ativos tiveram melhores resultados e em outros resultados piores.
   O grande problema é que além desses fundos pagarem altas taxas de administração elas replicam um índice que não reflete a realidade do mercado pois a participação dos papeis neste índice são proporcionais apenas ao volume negociado e não pela qualidade da empresa.
   E se mesmo assim você confiar neste índice, não invista em fundos de bancos, o melhor seria investir em ETF como o BOVA11 que tem a vantagem de pagar apenas 0,54% de taxa de adminitração ao contrário dos fundos que recolhem de 3% a 4%, mas por outro lado ao investir em fundos não se paga a taxa de corretagem, e ai vai da cabeça de cada um.
   Mas existe um índice que é considerado como uma evolução do Índice ibovespa que é o IBrX-50, falaremos sobre este índice em futuro próximo.
   Um abraço a todos.








3 comentários:

  1. Definitivamente fundo bancário é para quem não quer perder tempo na gestão do patrimônio. Mas com isso acaba abrindo mão da rentabilidade.

    Mas Lord, isso que vc apresentou é muito grave. Fui no site http://www.calculoexato.com.br/result.aspx?codMenu=FinanAtualizaIndiceJuros e calculei a rentabilidade da poupança no mesmo período.

    Deu R$22.859,29. Pô, poupança não te dá nenhuma dor de cabeça, não paga taxa de administração, IR...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é por isso que estou publicando esta série de estudos, para abrir os olhos do pessoal para o que acontece no mundo dos investimentos. Por exemplo que aplicou estes mesmos 10 mil na:
      Poupança = 22.267,00
      Inflação = 21.885,00
      100% CDI = 38.906,00
      e o mais grave de tudo é que quando o investidor for resgatar o que aplicou, vai ter que pagar 15% de IR sobre os lucros, baixando ainda mais a rentabilidade.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Indexado (indexado.com.br) é uma agenda de eventos das cidades do Brasil listados por ordem de horário.

    Inclui opções de Gastronomia, Cultura, Esporte, Turismo, Noite e também empresas e prestadores de serviço.

    Além de informar sobre lazer, atua como ferramenta de utilidade pública. Um guia da cidade, facilitando a vida das pessoas.

    Como funciona:

    Estabelecimentos e pessoas físicas podem cadastrar-se gratuitamente, criando sua página no site.

    Nesta página você divulga seu local, produto, serviço e principalmente eventos.

    Você também pode divulgar um evento apenas colando o link de um evento do facebook.

    Experimente, é fácil e grátis.

    Planos pagos:
    No computador, tablet ou celular as pessoas acessam a timeline de eventos do Indexado procurando algum lugar para ir e, de repente... opa!

    Visualizam o banner da sua festa, da promoção da sua loja .ou do cardápio especial do dia do seu restaurante. Isso está acontecendo agora mesmo com vários locais.

    E você pode alterar o banner a qualquer momento,quantas vezes quiser. O investimento é super baixo.

    Confira as opções de anúncio.

    Para maiores informações ligue para (47) 9613-8757 ou envie e-mail para anuncie@indexado.com.br.

    Ah... e curta nossa página.

    www.indexado.com.br
    www.facebook.com/IndexadoBR
    www.twitter.com/indexadobr

    ResponderExcluir