Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Índices como Ibovespa são perigosos (e enganosos)

   Novamente fui muito criticado por colocar uma rentabilidade que muitos acham que são elevada, mas repito que não usei o índice ibovespa na qual serve de referência para a ETF BOVA11 e sim o Índice de dividendos na qual se baseia a ETF DIVO11.
   Mas farei novamente os cáculos usando agora o índice ibovespa como referência, sendo que entre 2002 e 2012 o mesmo rendeu 16,1% a.a. ja incluindo os dividendos, mas usarei como referência 15% a.a. sendo 3% de dividendos que é a média das ações que fazem parte do índice ibovespa, então vejam como fica:

-Salário 5.000 reais por mês
-Aporte 2.000 reais por mês (40% do salário)
-A carteira terá um rentabilidade média anual de 12% 
-Dividendos anuais 3% 


Resultado:
  • 12 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao que se aplicou mensalmente, que neste caso é 2.000 reais.
  • 18 anos para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente ao salário atual, que neste caso é 5.000 reais. 
  • 22 anos será enfim o prazo para que o investidor receba em forma de dividendos o equivalente a 5.000 reais ja contando com a inflação que neste caso é estimado em 5% ao ano.
   O resultado é que apenas depois de 22 anos é que os investidor terá o retorno real do que investiu na forma de dividendos, isso portanto reforça o que disse no post anterior, de que devemos cortar caminho abrindo o próprio negócio.
   Agora segue abaixo uma constatação em relação ao índice ibovespa:   
   No noticiário econômico, ao nos referirmos ao desempenho da bolsa brasileira, estamos na verdade avaliando a valorização ou desvalorização do principal índice de ações da Bovespa, o Ibovespa. O indicador é composto pelos papéis mais negociados no pregão. Atualmente, fazem parte dele 63 empresas, entre elas gigantes como Petrobras, Vale, Gerdau, Itaú Unibanco e Bradesco. É com base na variação do Ibovespa que são feitas as comparações de rendimento nos rankings de rentabilidade das aplicações. Ora, como são poucos os investidores individuais que conseguem ter uma carteira de ações exatamente igual ao índice, sempre vem a questão: Até que ponto a valorização do Ibovespa corresponde ao rendimento real de quem investe na bolsa. Pois hoje temos o indicio do que pode ser a resposta.
   Um estudo do The Journal of Investing, uma publicação acadêmica americana especializada em finanças, mostra que o S&P 500, o equivalente ao Ibovespa para a bolsa americana, tem continuamente melhor desempenho do que os investidores individuais e até mesmo do que a maioria dos profissionais. Num horizonte de 20 anos, o americano médio que apostou na bolsa teve um retorno anual de apenas 1,9%, enquanto o S&P 500 rendeu 8,4%.
   O mesmo exercício de comparação foi feito num período de cinco anos com fundos que investiram apenas nas maiores empresas americanas (large-cap funds). Neste caso, o S&P 500 teve desempenho melhor do que 68,6% deles.
   Segundo a publicação, o motivo para tal liderança e se deve principalmente ao que se chama de “anchorig”. O termo em inglês se refere à tendência dos investidores de cometer erros sistemáticos ao basear previsões de longo prazo no que está acontecendo no presente.
   É verdade que é difícil comparar o mercado financeiro americano com o brasileiro, dado que nos Estados Unidos ele é muito mais desenvolvido. O mesmo estudo realizado no Brasil poderia trazer outros resultados. Ainda assim, a pesquisa levanta boas questões. E fica o alerta: não se deixe iludir pelo desempenho do Ibovespa. Ele funciona muito mais como um indicador de mercado do que como uma referência para sua futura remuneração. A boa notícia é que isso vale para o bem e para o mal. Afinal, mesmo com o Ibovespa caindo, é possível ganhar dinheiro na bolsa.
Fonte e adaptação: Época Negócios
   E para terminar vamos assistir ao ultimo Grande Premio do Brasil de 1980 realizado no antigo autodromo de interlagos.

10 comentários:

  1. Bacana...
    Quanto ao mercado dos EUA ser mais desenvolvido, no Brasil temos CVM, regras, etc... que muitos é desejada pelas bolsas 'gringas'.. Mas em muitos aspectos ainda estamos engatinhando...

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matrix.
      Você tem razão, mais lá as leis funcionam, os insiders são presos e levam multas altissimas, mas aqui é só uma multinha bem mixuruca, o mais interessante é que a rentabilidade média nos mercados mais desenvolvidos sempre são mais baixos do que aqui no Brasil por exemplo, aqui uma alta de 10 a 15% é considerado baixo, mas lá nos EUA esse valor é alto.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Lord,
    Só para complementar.
    O índice de energia elétrica, obteve o espetacular 27,3% bruto de 2002 a 2012.
    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoTaxaMediaCrescimento.aspx?Indice=IEE&idioma=pt-br

    Isso só me leva a pensar em ter uma boa quantidade de ações de elétricas no meu portifólio.


    Nota-se que ele varia bem menos que o ibovespa.
    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoTaxaMediaCrescimento.aspx?Indice=Ibovespa&idioma=pt-br



    Para quem quiser pesquisar os demais índices, estão todos aqui.

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/BuscarIndices.aspx?idioma=pt-br

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tentador mas devemos levar em consideração que é um perigo nos manter em apenas um setor, pois apesar de as empresas eletrica pagarem maiores dividendos os fundos de indice de dividendo tem empresas de quase todos os setores, Energia, Saneamente, Telefonia, Transporte etc...

      Um abração!!!

      Excluir
  3. ibovespa só serve como referencia, mas não representa rendimento real que podemos obter no mercado, uma carteira com bons pagadores de dividendos pode obter uma rentabilidade maior, assim como um bom investidor que acompanha as empresas de perto.

    Lord, por curiosidade, vc pretende investir qto do seu capital atual em seu novo negocio (%)? Espera ter retorno em qto tempo?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra foi por isso que quando coloquei aquela rentabilidade teve gente que achou absurda, mas não é bem assim, pois o Índice Ibovespa ta cheio de mistura com boas empresas e outras ruins.
      Como será uma empresa de internet eu devo investir em torno de 50 mil, sendo 25 mil para o capital de giro e os outros 25 mil para estrutura, sendo que eu ja devo comprar em no máximo 2 meses um máquina potente. Mas ao longo das semanas vou começar a detalhar.

      Beijão.

      Excluir
  4. Sim , o Ibovespa é só referência, eu gostei dos prazos, eu ainda serei novo haha, mas o empreendedorismo pode acelerar isso muito, mas as dores de cabeça que o Corey diz ter com sua vida de empresário me deixa amedrontado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais eu não estou afim de esperar por uns 20 anos, só para viver de renda, sem ser rico, por isso prefiro arriscar e cortar caminho para acelerar a minha Independência Financeira.

      Um abração!!!

      Excluir
  5. Ei, Lord, tu sabe onde tem esse estudo ? Queria dar uma olhada.

    Será que eles incluíram no estudo esses caras aqui:

    Benjamin Graham
    David Dodd
    Walter Schloss
    Tom Knapp
    Bill Ruane
    Charlie Munger
    Stan Perlmeter
    Warren Buffett

    rsrsrsrsrs

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi dimarcinho, eu tenho muitos textos bem antigos, na qual publicarei a partir de amanhã com o titulo OS DINOSSAUROS DA BOLSA tem estudo que inclui alguns dos nomes que vc relatou.
      Um abração!

      Excluir