Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Investimentos: Ações x Fundos

   Nas séries de posts que fiz sobre "O Ranking do Lord" fiz vários cálculos usando o índice ibovespa como referência, mas se o nosso amigo investidor quisesse investir naquela época (2002) no índice ibovespa, quais seriam as opções disponíveis?
   No ano de 2002 ainda não existiam as ETF que seguem o índice Ibovespa como temos hoje o BOVA11, então só sobraria a opção de investir em fundos Ibovespa Indexado oferecido pelos bancos.
   E qual seria o desempenho destes fundos indexados em relação ao índice no intervalo de tempo entre 2002 a 2012 ? Logo abaixo temos o gráfico com os resultados.
   Ficou claro a todos que investir no Índice através de fundos oferecido por bancos foi uma tremenda furada, pois a rentabilidade média ficou em 11,4% ao ano, contra 16,1% do índice na qual o fundo se espelha, e o pior de tudo, perderia até para CDI que rendeu 14,6% no mesmo período.
   Mas de onde vem esta diferença toda? Vem das altas taxas de administração descontadas no valor das cotas que estão em torno de 3% a 4% ao ano e isso a longo prazo faz um estrago monstruoso, e a situação fica pior na hora de resgatar o dinheiro, pois ao contrário das ações, qualquer valor resgatado nos fundos, os lucros virão com o desconto de 15% de imposto de renda, já com as ações, só pagaremos imposto de renda sobre os lucro caso as vendas superem os 20 mil reais mensais,
OBS: Com as ETF's diferente das ações, paga-se imposto de renda sobre os lucros com qualquer valor resgatado. 
   Em relação aos dividendos, o pagamento cai diretamente na conta corrente do investidor caso o mesmo ter comprado ações diretamente, mas no caso dos fundos e das ETF's o valor dos dividendos são usados pelas administradoras para comprar mais ações e assim continuar espelhando o ibovespa, já que a pontuação deste índice estão com os dividendos embutidos.
   Chegamos a conclusão de que investir nos fundos "ibovespa indexados" são uma grande furada, e os bancos sabem disso, tanto é que eles tentaram corrigir este problema lançando os fundos "ibovespa ativo" que serão objeto de estudo do nosso próximo post.
   Um abraço a todos.
  




26 comentários:

  1. É impressão minha ou o banco está contra nós?

    Eu tenho uma leve impressão que esse papo de terceirização não funciona em lugar nenhum...

    Terceirização = Anarquismo, pois os ambos só funcionam na teoria.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eike, o banco está a favor deles mesmos, pois só oferecem produtos na qual eles tenham lucros substanciais, então interessa a eles que nós investirmos nos fundos que eles administram, pois assim eles lucram com as taxas de administração, agora se mesmo assim a gente for investir direto em ações, eles automaticamente induz a todos a fazerem trades bem curtos para assim ganharem na corretagem.

      Realmente eles estão a favos deles mesmo!!!

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Por isso que eu não tenho dó Lord. Na primeira mancada, eu levo a questão até o judiciário.

      Excluir
    3. Conheci um cara que ganhou 8 mil do banco panamericando devido a uma cobrança indevida, tem que processar mesmo, pois eles tem grana pra isso.

      Excluir
  2. Acabei de ler o post do Pobreta e ele escreveu sobre uma parada interessante que é o fato do investidor aplicar pensando no fluxo de caixa e não no patrimônio. Concordo em parte com ele pois não gosto de investir em fundos nem em empresas pequenas que pagam poucos dividendos. Agora tem que reservar uma grana para tentar aumentar o patrimônio e para isso vc vai ter de arriscar numa empresa que pode se valorizar ai vc realiza o lucro e compra fluxo de caixa. Na teoria é fácil ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem tudo que ele falou é muito fácil, mas como estamos começando de baixo, a nossa prioridade inicial será aumentar o patrimônio investido, pois é deste patrimônio que vai ser gerado os altos dividendos.
      E para que isso aconteça o mais rápido possivel precisamos de 2 coisas:
      Aportes altos e alta rentabilidade.
      Após o crescimento do bolo podemos nos concentrar na geração de dividendo, mas não antes.

      Um abração!

      Excluir
    2. O que eu percebo no Pobretão é que ele quer resolver uma questão muito importante: ele odeia trabalhar. Só que ao mesmo tempo que ele odeia trabalhar, ele quer ter um estilo de vida excêntrico e caro. Aí começa as viagens e as bobagens que ele fala.

      Não adianta, o enriquecimento é um processo.

      E mais, quanto maior os gastos, maior a necessidade de receita. A não ser que vc seja um gigolô. Mas aí é outra história... kkkkk

      Excluir
    3. Não só ele mas eu também odeio trabalhar, só o fato de ter que acordar cedo, enfrentar engarrafamentos e ficar 8 horas do seu dia recebendo ordens, e uma merda, concorda comigo Eike?
      O mais importante eu ja resolvi, que era ter uma casa propria, agora estou me dedicando a minha empresa, para acelerar o aumento de patrimônio, pois eu não quero ficar 15 anos, investindo para consegui ser independente.
      Um abração!

      Excluir
    4. Não digo que odeio, mas se uma fada viesse até mim e falasse "te dou 70% do seu salário pro resto da vida mas vc tem que largar tudo" eu aceitaria na hora.

      A questão nem é ter chefe, mas a sua liberdade. Ex.: o dia tá frio, bateu uma preguiça e vc quer ficar debaixo das cobertas até as 10:00... E não pode por causa da porcaria do trabalho... kkkkkkkkk

      Vc me deu uma idéia legal de post: vou publicar o meu sonho de futuro, de IF. Um abraço!

      Excluir
    5. Cara você ja disse tudo, por exemplo estamos no domingo, e daqui a pouco temos que dormir para poder acordar cedo na segunda, que dizer mesmo o nosso domingo ja é afetado pelo trabalho, e se na segunda feira estiver chovendo, não tem jeito, tem que trabalhar, ainda mais agora que o desemprego começou a bater a porta.
      Somo os escravos modernos, isto daria um post. Kkkkk.

      Um abração!

      Excluir
    6. Aonde eu trabalho já não se faz muita coisa... Quando chove então... kkk Mas de qualquer forma vc tem que ir até lá assinar o ponto e torcer para ser dispensado.

      Eu já escrevi o meu sonho de IF. Eu vou publicar mais para frente e aposto que vc vai gostar... kkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Lord, vc já ouviu falar em Leilão Judicial? Já ouvi falar nos trabalhistas, mas esses são uma porcaria... kkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Pelo que entendo é um leilão no qual o valor arrecadado será usado para pagar um divida. Estou certo?
      Onde eu trabalho mesmo sem chover a rua fica unundada de agua suja, pois a empresa fica próxima de uma favela.

      Excluir
    9. Pode ser. Mas os Judiciais são basicamente para executar uma ordem judicial, quando não há o dinheiro na conta do executado.

      Só para eu saber... vc tem msn para falar com colegas da blogosfera?

      Excluir
    10. Eu uso o gtalk, voce tem tambem e so procurar o
      Castelosecreto@gmail.com
      E me adicionar, podemos falar ao longo dos dias.

      Excluir
    11. Pronto, já te adicionei. Até breve!

      Excluir
    12. Valeu, ja vi o seu link aqui, um abração!

      Excluir
  3. Fundo de banco não vale a pena, nesse caso é melhor ETFs ou clubes de investimentos, alguns bancos como Estilo, Personalite, Prime, tem fundos com rendimentos um pouco melhores e taxas menores, mas mesmo assim nem sempre compensa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prime é banco de pobre Ostra, o meu é Private! kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. OI Ostra, bem com taxas melhores a situação fica melhor, mas não tanto, mas tem solução, por exemplo investindo no PIBB11 os resultados serão bem melhores, ou escolhendo 5 empresa de setores diferentes dentro do indice, costumam ter melhores resultados, com publiquei num post bem antigo: investindo apenas em blue chips conseguimos uma rentabilidade de 17% contra os 16% do indice e 11,4% dos fundos indexados.

      Um abração!

      Excluir
  4. Cara, vcs estão reclamando vou contar um pouco da minha rotina. agora são quase 10:00h, certo, daqui a pouco vou dormir, a base de calmante, acordo as 4:00 da matina pego um onibus até o aeroporto pego o vôo as 6:30 chego vou direto pro trabalho. Um serviço chato pra caramba cheio de burocrácia idiota. Pior que a burocrácia são os burocratas um verdadeiro ninho de cobra. Saio vou para um hotel perto da rodoviaria pra economizar num janto como so frutas secas e banana. Deixo mulher gravida noutra cidade. Sinto saudades. Tentei uma transferência mas a porra dum burocrata negou. Depois dizem que concurso e uma maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz....você deveria escrever um blog, mas presumo que esta tentando mudar esta situação, pois eu não aguentaria ficar numa situação como a sua, você é um lutador, ja li casos de trabalhadores que vem do interior para o centeo do Rio, e que para poupar o dinheiro do onibus, fica dormindo na rua, e so volta para a casa na sexta, e acaba sendo confundido com os mendingos, e foda!!!
      Mas junte dinheiro e tente mudar a situação, ou de profissão, pois eu era funcionario publico, mas como ganhava pouco, resolvir a sair e ir para a iniciativa privada.

      Boa sorte

      Um abração!

      Excluir
  5. Pretendo sim escrever um blog, so que no momento e impossível pois mal tenho tempo de comentar. Qd fizer meu blog vou contar muita coisa interessante inclusive desse meu serviço são revelações que surpreenderam vcs.
    Qd a ser guerreiro sou mesmo pois comecei a trabalhar com 14 anos e me formei e entrei num concurso público muito difícil e cobiçado porém foi uma grande decepção.
    pretendo um dia revelar isso tudo num blog. Vcs ficaram chocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja imagino as coisas que você vai contar, porque eu também fui funcionário publico,e sei o que rola por debaixo dos panos.Vou abrir um espaço para que o leitores possam expor as suas idéias, se você quiser participar é so falar.

      Excluir
  6. Depende o concurso, depende do estilo de vida que a pessoa quer ter.Quem não quer responsabilidade e um salário mais ou menos pode estudar para um cargo médio que pague 5k, como faz o TRE,TRT,MPU.

    Falando de grana em si,muitos blogueiros aqui só querem juntar dinheiro e aproveitar, sair dos empregos, também não querem filhos, nem família. Esse é o caso do Pobreta, Dessa maneira é possível parar de trabalhar bem cedo. Com um capital menor do que seria necessário para uma pessoa casada.

    Cada pessoa pensa de um jeito por conta de sua história de vida. Eu,por exemplo, sou contra comprar casa própria se o preço da mensalidade for maior que o aluguel.Acho melhor ter dinheiro rendendo juros e poder pagar aluguel a imobilizar o capital.Mas acho que a pessoa pensa em deixar algo para os filhos quando faz uma compra desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mas ao se posentar com um patrimônio de 700 mil como ele prega acho complicado, pois para que ele viva com 5 mil de dividendos ele teria que encontrar um papel ou um conjunto de papéis que em conjunto paguem em torno de 9% de dividendos anuais, e pela minha triagem apenas 11 papéis atende estes critérios.

      Excluir