Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

A Lição dos Ricos

   Trabalhar duro, economizar e guardar dinheiro embaixo do colchão. A receita idealizada para o enriquecimento pode até ter funcionado em tempos mais remotos ou para personagens fictícios, como o Tio Patinhas. Mas fato é que não é o seu salário – nem sua “pão-durice” – que deixam você mais rico. Ou pelo menos não só ou não principalmente.

   Uma pesquisa, divulgado recentemente pela Receita Federal Americana, mostra que os ganhos de capital – a valorização de seus ativos – são a principal fonte de riqueza dos homens e mulheres endinheirados. E que a renda salarial propriamente dita não chega nem a 10% de seus rendimentos. As proporções eram mais ou menos assim em 2009, data da última atualização:
Salários: 9%
Juros: 7%
Dividendos: 13%
Sociedades e corporações: 20%
Ganhos de capital: 46%
Outros: 5%
   E isso não é nada contra o trabalho assalariado ou um comportamento de consumo econômico; mas sim a noção de que um “algo a mais” é fundamental para de fato multiplicar o patrimônio. Veja algumas dessas lições:
  • Você precisa ter estoque de capital
   A primeira coisa que se pode imaginar a partir dos números divulgados pela Receita americana é que os endinheirados têm uma boa parcela do seu patrimônio investida em atividades produtivas ou ativos financeiros que geram renda. Mas para chegar a esse ponto é preciso gastar bem menos do que você ganha e ter um belo estoque de capital.
   Se você não herdou uma fortuna, deve saber que é preciso construir esse estoque. Pode ser que hoje o seu orçamento seja totalmente consumido em despesas, mas é fundamental fazer um esforço consciente para que haja uma sobra. Tem uma frase que diz, "o pobre está sempre pensando que a riqueza um dia virá, quem ficou rico acredita que riqueza se constrói"

                                                  
  •   2. Trabalhar é preciso
   À exceção daqueles que herdam uma verdadeira fortuna, quem construiu a riqueza do zero ou de um ponto de partida mais modesto trabalhou sim, e muito, para chegar aonde chegou. Claro que aí também entram questões como o nível educacional, a criatividade para ter ideias com potencial de sucesso, a habilidade para farejar bons negócios e, por que não, uma boa dose de sorte.
O seu salário é o seu instrumento no processo de enriquecimento. Pode ser que, no caso dos milionários, o salário corresponda a uma parte muito modesta da renda; mas para chegar ao nível de ter uma carteira de investimentos de tanta qualidade que a maior parte da renda venha dela, é do salário que você precisa partir.
                                          
  • Seja empreendedor e aumente a sua renda
    20% da renda dos milionários americanos vêm de seus negócios e participações em sociedades. Ter uma grande ideia de negócio e fazê-lo ser bem sucedido sem dúvida é uma maneira de ter lucros expressivos em um tempo muitas vezes mais curto do que aquele despendido para multiplicar o patrimônio apenas com aplicações financeiras. Mas isso não significa que, para enriquecer, seja preciso necessariamente abrir o próprio negócio.
   O que é necessário é empreendedorismo. E por empreendedorismo se entende buscar maneiras de aumentar a sua renda que não apenas por meio de aplicações financeiras. Se a sua intenção não é abrir um negócio próprio, você pode continuar recebendo salário, mas investir na sua qualificação profissional ou mesmo buscar fontes alternativas de renda, baseando-se nos seus talentos e interesses pessoais e profissionais.
   Aumentar a renda por meio da ampliação de suas atividades também ajuda a aumentar a folga no orçamento e, consequentemente, a quantia investida em aplicações financeiras geradoras de mais renda. Por mais que seu padrão de consumo também cresça quando a sua renda aumenta, ele não precisa crescer à mesma proporção. Quem ganha mais também pode poupar mais.
                                              
  • Seja frugal de acordo com o seu nível de renda
   Seguindo a lógica da formação de um estoque gerador de renda, mantenha o seu padrão de consumo sempre um ou dois degraus abaixo da sua renda. Isso não quer dizer que você não pode comprar um carro importado ou que deva viver a pão e água como o Pobreta. Quer dizer apenas que, para ter um carro importado, o custo desse bem tem que encaixar no seu orçamento de maneira tal que ainda sobre um bom tanto para continuar investindo no que gera renda.
   Mesmo que tem uma alta renda não deve consumir de maneira estúpida. Quem enriquece muitas vezes se esquece de que qualquer compra – da mais cara à mais barata – deve apresentar boa relação custo-benefício e ser um gerador de felicidade duradoura para o consumidor.
                                                
  • Turbine sua rentabilidade e diversifique
   Ao conseguir gerar um estoque de riqueza, o poupador está pronto para investir. O primeiro passo é sair da caderneta de poupança – mais indicada para objetivos de curto prazo, até um ano, por exemplo – e buscar investimentos mais sofisticados, que possam simplesmente gerar renda ou, em casos de prazo mais longo, também se valorizar.
   Mas se tem uma lição que se pode aprender com os ricos na hora de investir é que, além de buscar bons negócios, é preciso diversificar quando o seu estoque de riqueza permitir, justamente para reduzir os riscos e evitar ficar pobre da noite para o dia.
   O resumo de tudo isso meus amigos leitores é: Trabalhar, Ganhar, Poupar, Acumular, Investir, Diversificar, Empreender e Ficar Rico.
   Ótima semana a todos e bons negócios.
Fonte e Adaptação:Revista Exame 

25 comentários:

  1. Ola Caçador,

    Ótimo post. Com o tempo agente vai conseguindo ter todas essas modalidades, dividendos, investimentos, participações, tudo é questão de tempo e calma.

    Estou muito interessado em abrir um negócio como eu disse anteriormente, acho que isso vivifica a pessoa. Mas logicamente isso não é para todas as pessoas, existem tipos e tipos, cabe a cada um saber qual é o seu tipo e se aprimorar nele.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário,
      Isso que disse no post de hoje vai de encontro com o post da semana passada em que falei sobre empreendedorismo, pois a maneira mais rápida de enriquecer é abrindo o próprio negócio, e pretendo falar sobre isso pelo menos 1 vez por semana.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. E td começa na forma de pensar, se continuar pensando como pobre, sera eternamente pobre!
    Sepensa como rico, td se transforma em riqueza e possibilidades :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso primeiro devemos mudar a nossa forma de pensar, isto é sermos rico de pensamento.

      Eu me lemvro de um depoimento de Adolph Bloch que foi o fundador da Bloch editoras e Antiga Rede Manchete, ele quando veio para o Brasil não tinha onde cair morto, mas nos seus pensamento ele se imaginava como se fosse muito Rico e assim ele foi cotruindo o seu império empresarial, que durou enquanto ele estava vivo, pois bastou ele morrer para o seus paretnes detruirem tudo e hoje o grupo não existem mais.
      Bjs

      Excluir
    2. Se me permite Lord, eu andei lendo a história da Manchete.

      O grande problema deles era em relação a pagamento de dívidas. O Adolph era da filosofia: Devo não nego, pago quando puder. Eram famosos os atrasos de pagamentos.

      O Sobrinho herdeiro já pensava diferente em relação a dívidas: Devo, não vou pagar e se quiser receber vá na justiça. Só que essa estratégia é perigosa, pois um dia o Juiz vai decidir e pode ser contra a pessoa. Foi um dos motivos da quebra do grupo bloch.

      Um abraço Lord!

      Excluir
    3. Mas o fato principal para a queda do grupo Bloch foi sem duvida a Rede Manchete, pois eles tentaram competir com a Globo e investiram pesado, eles tiveram muito exito, mas as dividas acumulaam e um dia cobraram o seu preço, mas após a morte do fundador (aliás eu sonhei com a morte dele um dia antes) os parentenão tinham tino pro negocio e tudo afundou, acho que a mesma coisa vai acontecer com o Silvio Santos e o SBT.

      Um abração Eike.

      Excluir
    4. Sabe que eunacho que não, Lord?

      O SS é muito inteligente, mas ele costuma se meter em áreas que ele não domina. O grande resposável pela queda do SBT foi ele mesmo, na época que o SBT tinha 3 grades de programação por semana. Sem contar que ele interfere na produção e no conteúdo dos programas.

      Com ele fora, talvês sejam mais profissionais.

      Um abraço!

      Excluir
    5. O silvio santos se gabava de dizer que trabalha no sbt de 8 da manhã até as 5 da tarde, e que lucrava 20 milhões por ano, e que nunca tinha visitado a sede do BancoPanamericano e que apesar disso lucrava com o banco 120 milhões. Bem o final da história vc ja conhece, esta sendo roubado e não sabia.

      Excluir
    6. Naquela estrevista que eu te indiquei Lord, o SS fala de um cara (que não lembro o nome agora) era o cérebro do Grupo Silvio Santos.

      O negócio dele sempre foi a sua excepcional oratória. Isso fez dele o camelô mais lucrativo no RJ na época dele. Fez ele se tornar um radialista top. Fez ele ir para televisão e criar a sua produtora, a TVS. E finalmente, com o crescimento da TVS, temos o SBT.

      E com o dinheiro que sobrava (e não era pouco) ele foi abrindo outras empresas, para gerar mais lucros.

      Mas como o negócio dele é ser artista e não administrador de empresa, ele negligenciou o Panamericano.

      E como diz o ditado "O boi engorda no olho do dono". Já que ele acompanhava a empresa via balanços maquiados, quando ficou sabendo já era tarde demais.

      Um abraço!

      Excluir
    7. Você se refera a Luiz Sandoval ex-presidente do grupo Silvio Santos, ele e que tomava conta das empresas, mas onteressante de tudo é que Luiz Sandoval ja tinha o seu próprio grupo de empresa?!
      A briga de Silvio e Sandoval foi que Silvio queria trazer a sede do Banco Panamericano para dentro da área dos Estudios do SBT e ele foi contra, acabou se demitindo, mas existem um processo contra ele sobre o rombo.

      Um abração.

      Excluir
  3. Empreender me parece um tudo ou nada... Principalmente com os custos de tempo envolvidos... Vou fazer um post sobre isso essa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida que empreender e uma coisa de altissimo risco, mas dando certo o retorno é monstruoso.
      Não me lembrava que você tvesse um blog, vou colocar no ma minha lista de blogs, vou ver o seu post e farei um comentario.

      Um abração!!!

      Excluir
  4. Lord, mizifio, vc é um dos grandes mestres da blogosfera financeira, mas pra vc ficar perfeito só falta aprender a interpretar direito as informações que lê nos jornais, rs

    A definição de "ganho de capital" não é só:

    "atividades produtivas ou ativos financeiros que geram renda"

    Aquele abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada sou apenas mais um aprendiz, pois só entendo bem de renda variável, mas pouco de renda fixa.
      Valeu pela dica.
      Um abraço.

      Excluir
  5. O que é ficar rico? Qual a definição da riqueza para cada um?? Isso vai de cada investidor. No caso do Pobreta é ter uma mansão, um Mercedez zero, umas 5 amantes estilo Panicats. Para conseguir isso o camarada tem de receber uns 4 M de dividendos por ano.


    Mas se o investidor quer se livrar dos estresses da vida, melhorar, sair de um emprego chato. É possível fazer isso com menos de 1M. Se eu recebesse 5 k de dividendos por mês hoje eu estava aposentado, eu não gasto isso por mês, tenho casa própria. Eu sairia do emprego atual e trabalharia em casa escolhendo ações e fazendo alocação.

    Com o passar dos anos a renda aumentaria, daria para passar boas férias em algum balneário, poderia viver do meu jeito, daria até para ajudar uma moça carente....


    Mas querer viver feito jogador de futebol é sonho de Pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, existem muita definições:

      Independencia financeira - É poder viver de renda, e para isso você deve ter investidos em torno de 20 de salário, exemplo se você que ganhar 5 mil deve multiplicar este valor por 20 anos (240 meses) 5.000x240=1.200.000

      Ser milionário - Ter 1 milhão de reais livres para investir, e isto não quer dizer que você seja Rico.

      Ser Rico - Na minha humilde opinião é poder viver dos seus dividendos e o equivalente a ser independende.

      Dizem que com 1 milhão investido em ações que pagam dividendos na faixa de 6% ao ano daria para retirar em torno de 60 mil por ano ou 5 mil por Mês, mas dizem os entendidos que a retirada deveria ser de no máximo uns 4% ao ano, para que as retiradar possam ser feitas confortavelmente durante vários anos sem afetar o principal e isso elevaria o tamanho de nosso patrimônio para cerca de 1,5 milhões para ter uma retirada de 5 mil reais mensais.

      O pobreta esta viajando na maionese achando que com 1 milhão vai poder ter mansões carros de luxos etc...no máximo teria uma vida de classe media alta.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Lord, vc está doido? kkkkkkkkkk

      Quando 1 milhão vai dar vida de classe média alta de forma sustentável para alguém?

      Só se o pobreta passar o resto da vida dele solteiro morando na casa dos pais e a Mama cuidar dele... kkkkkkkkk

      Um abração Lord!

      Excluir
    3. Vamos fazer um exercicio de pensamento, você tem 1 milhão, primeiro precisa comprar um apartamento, la se vai 300 mil (apto médio), depois compra um automovel medio 50 mil, sobrou 650 mil, que vão ser depositados na RF o que daria uns juros de 39 mil ou dividendo de 3250 mensais, seria apena um viver de renda classe media baixa.

      Cadê as panicat, as surubas, swings os carrões, isso é uma pura viajem.

      Excluir
    4. Eu já questionei o pobreta várias vezes sobre esse tema e ele nunca respondeu. Ou ele é doido ou está se fazendo de...

      Excluir
    5. E detalhe: como está em renda fixa e se supõe que essa porcentagem será fixa para o resto da vida. Daqui a 30 anos, 3 mil reais não vai dar pra nada...

      Excluir
    6. Não ligue pra ele Eike, ou é um personagem ou é um alienado, vamos nos preocupar com os vivos.

      Excluir
  6. Enquanto isso a nova classe C se acha rica, mas o dia que perder seus empregos...

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara compra um Celta 1.0 para pagar em 84 vezes, depois compra uma TV de LCD e depois um tablet para pagar em 24 vezes, frequenta o Mc Doalds no primeiro sabado do mês e se acha o fodão, o mais interessante e a arrogância deese pessoal, mas no fundo são os pobres de sempre.

      Um abração!!!

      Excluir
  7. Post excelente. Um dos melhores do Blog. Parabéns!

    Escolhi enriquecer por meio da frugalidade extrema já que optei por trabalhar pouco (e ganhar pouco). Vai demorar alguns longos anos, mas um dia a liberdade vai chegar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mas não abuse tanto da frugalidade, nãoperca a qualidade de vida, pois isso é o mais importante, eu também pratico a frugalidade, mas até um certo ponto, por exemplo comprei um tablet porque iria facilitar a minha vida, mas mantenho um carro ano 1996 mas poderia compra um zero, mas em compensação o meu IPVA veio 200 reais, e não preciso me preocupar com seguro.

      Um abração!!!

      Excluir