Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como proteger a sua idéia

   Todos nós temos medo de que alguém roube a nossa ideia e que depois fique rico com ela certo? Quem viu o filme "A Rede Social" sabe do que estou falando, este filme fala da criação do Facebook, e retrata que Mark Zuckerberg foi o programador chamado por outros empreendedores (os irmãos Winklevoss que eram os playboys de Harvard) para criar uma rede social para pegar mulheres. O filme mostra que Zuckerberg quebrou o acordo verbal com os idealizadores, melhorou muito a ideia e passou a desenvolvê-la em proveito próprio. Ele foi no mínimo anti-ético, mas duas coisas ficam claras: que os empreendedores originais não tiveram uma visão tão boa quanto Zuckerberg sobre o empreendimento, e que se esqueceram de assinar um contrato para impedir que Zuckerberg usasse a ideia original em seu favor, em resumo: Deram mole!!! O filme mostra claramente que para uma startup, a execução é tudo.
   Mas na prática as chances de que alguém copie a sua ideia simplesmente porque ouviu você falando sobre ela são muito pequenas. O segredo para reduzir essa chance a zero é convencer a todos de que você é a melhor pessoa para executar o projeto. E depois disso três coisas podem acontecer:
  • A - Não terão qualquer interesse sobre sua ideia,
  • B - Irão desistir de copiar ao ver sua competência em empreende-la,
  • C - Pedirão para participar com você.
Como trabalhar para isso acontecer?
Dica 1:
Comece contando sua ideia para pessoas muito próximas, em quem você pessoalmente confia. Não vai ajudar muito, porque eles provavelmente vão dizer "que ótima ideia!". Mesmo assim, é um bom treino para articular sua explicação.
Dica 2:
Em seguida, aborde pessoas experientes no mercado em que você está mirando e que sejam próximas de alguém que você conhece. Esses serão mais imparciais, comentando se consideram sua ideia realmente viável e como você pode melhora-la.
Dica 3:
Após pesquisar bastante sobre o tema, concorrência e ter o feedback de todos acima, tente convencer uma pessoa a trabalhar com você no projeto. Se um ou mais se interessarem de verdade - por exemplo, concordarem em trabalhar recebendo somente um pequeno percentual do negócio - seu projeto começa a ter alguma chance de estar no caminho certo.
Dica 4:
Nesse ponto, você já é capaz de criar um pitch* e treina-lo bastante. Vá então a um meetup* e apresente sua ideia ao máximo de pessoas que você puder. Como praticamente todos no meetup* estarão trabalhando em ideias próprias, qualquer interesse explícito sobre seu projeto irá lhe dar mais alguns pontos.
Dica 5:
Nesse ponto, ou você desistiu da ideia, ou mudou-a consideravelmente, ou já está bastante confiante no projeto. Inscreva-se para apresentar seu projeto em sessões de pitch* (diversos meetups* permitem isso), e se seu trabalho estiver bem feito, um investidor irá procurá-lo por conta própria para saber mais.
   E se você já tem algo pronto, provavelmente já está guardado por uma patente ou outro tipo de proteção. Caso contrário, lembre-se que provavelmente alguém já teve uma ideia idêntica à sua, e pode até ter descoberto (antes de você) que ela não irá dar em nada. Mesmo assim, o segredo de uma startup é como você executa o projeto - e isso depende somente da sua competência e do time que você montou, não do segredo que você guarda.
   Muito bem, nós ja temos a ideia agora só falta uma coisa, o nome da nossa empresa, e sobre isso que vou falar no próximo post. Um abraço a todos.
*Meetup - encontro informal entre empreendedores e investidores
*Pitch - Vender a sua idéia a um investidor em potêncial
Referência:
A Idéia de negócio
Fonte e Adaptação:Revista Exame 

8 comentários:

  1. Grande Lord!

    Empreendedorismo e falta de ética andam lado a lado. Infelizmente é assim que funciona! Dificilmente vc conseguirá ter sucesso sem passar por cima de conceitos éticos, o que te fará dormir ou não é o tamanho desse apedrejamento da ética.

    Quanto as startups, sinceramente, isso tudo existe mesmo na realidade? Todos esses conceitos me parecem tão abstratos e fora da realidade. Dá a impressão que é tudo coisa saída de aulas teóricas da faculdade que quando vamos por em prática vemos que é totalmente diferente.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem este são termos técnicos deste tipo de negócio, por exemplo nos sabemos o que significa PETR3 e BBAS3 mas quem esta por fora não vai entender nada, vai achar também que é apenas uma teoria.
      Bem se nós formos investigar a vida dos grandes empreendedores vamos perceber que nem sempre eles foram bonzinhos, até o Eike Batista, que gosta de dar uma de cheiroso tem um passado meio sujo.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Eu tenho uma teoria sobre o ser humano Lord.

    O ser humano é tão maldito, tão desgraçado que uma sociedade está disposta a pagar um salário de 20.000,00 a um juiz simplesmente porque não se consegue viver em sociedade.

    Mas somos seres humanos e fazemos parte desse mar de m****...

    Um abraço Lord!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike, prete atenção!!!
      O Homem é o lobo do Homem, vejo isto quase todos os dias, temos que estar sempre em alerta pois se você vacilar por um só instante alguém pode passar por cima de você.

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Na verdade eu aprendi que ser atropelado pode se tornar uma oportunidade de negócio, via pedido de indenização por dano moral.... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Mas é o que vou fazer com a minha construtora, só estou esperando a minha mudança, espero abocanhar uns 20 contos kkkkk

      Excluir
  3. Fala, Lord!

    Tu tinha bloqueado o blog?? Achei q iria sumir de vez !!

    Como anda o projeto?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem estou focado 100% nisso, eu tinha fechado o blog, resolvi abrir, mas farei outro pois este aqui ja foi violado, quando eu tiver aprotado tudo mandarei o link, fique no aguardo.

      Um abração!!!

      Excluir