Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como encontrar uma boa ideia

   Olá amigos tudo bem? No ultimo post sobre as Startups falei sobre as ideias ruins, mas se o ideal é ter boas ideias, onde vamos encontra-las?   
   Uma ideia pode parecer excelente na cabeça do empreendedor. A confirmação, no entanto, só vem quando ela sai do papel. Este é o processo mais difícil de quem quer abrir um negócio. É preciso provar que a oportunidade é mesmo viável. O Primeiro passo é descobrir se você tem um perfil empreendedor e, então, partir para o projeto. 
   Confira a seguir algumas dicas que garimpei para identificar e encontrar uma boa ideia de negócio.
1 - Busque um mercado
   Ter demanda é a premissa básica de quem empreende, seja uma startup de alta tecnologia ou um comércio. Para encontrar uma oportunidade, é preciso saber o que as pessoas precisam e procuram. Procure conhecer os mercados fornecedor, concorrente e consumidor. 

2 - Converse muito
   Guardar para si uma ideia não é a melhor decisão. O melhor é compartilhar o projeto com as pessoas certas e ouvir a opinião delas para saber como aperfeiçoá-lo. 
   Comece a falar sobre seu projeto com pessoas mais próximas e de confiança, como familiares e amigos. Embora eles não sejam tão críticos, isso te ajudará a praticar a apresentação. Siga para conhecidos e experientes no mercado relacionado à ideia. Eles te darão sugestões de como aprimorá-la.
   Depois de pesquisar bem, fale com algumas pessoas que topem fazer parte do seu negócio. O nível de interesse delas servirá de indicador para saber se a ideia tem chances. 
3 - Afinidade não é tudo
   Afinidade não é o fator principal na hora de escolher seu negócio, mas ajuda na hora de pesquisar e se aprofundar no assunto. Quem abre um negócio que gosta costuma ter mais sucesso do que quem só busca retorno financeiro.

4 - Pesquise no mundo
   Conhecer diferentes mercados e países traz a informação de que a mesma ideia já existe de alguma forma em outro lugar, o que faz com que o seu negócio seja um concorrente atrasado.
   Uma característica importante em boas ideias é como ela vai gerar valor. Criar uma inovação ajuda a se destacar da concorrência e abrir mercados, mas pode também aumentar os custos. Por isso, às vezes, compensa aproveitar um modelo de sucesso lá fora e adaptar à realidade local.
5 - É viável e escalável*?
   Mais do que inspirador, seu negócio deve ser é viável e escalável*. A viabilidade do processo de produção, custos e receita devem estar no plano de negócios.
   Já a ideia de ser escalável depende do equilíbrio de produção e demanda. É importante estabelecer o limite financeiro e operacional para cada etapa. Mesmo com tais limites, o negócio não deixa de ser escalável, apenas requer um período para aumentar o capital de giro e fazer novos investimentos.
6 - Administre o tempo
   Quando a ideia for amadurecida e o plano de negócios estiver pronto, o tempo se torna um fator importante. Em startups, o tempo é crucial e cada dia conta para chegar a um produto que gere receita. Isso acontece porque durante a procura de uma inovação é importante ter algo que sustente os custos da empresa sem fugir demais da proposta inicial.

*Escalável - O termo vem do conceito de produção em escala, isto é, algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade com grande ganho de produtividade, também conhecido como “produção em massa”.

   Bem e se você já tem uma ideia, qual seria a próxima parte do plano? 
É o que vamos ver na próxima parte sobre as Startups.
   Termino este post com uma sugestão de filme. Assista o trailer do filme Piratas do Vale do Silício que conta a história do início da Apple e da Microsoft e mostra como se rouba uma boa ideia, quem não viu procure assistir pois o filme é muito bom. E por hoje é só pessoal até a próxima.
Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia
Se a ideia for ruim



Fonte e Adaptação:Revista Exame 


12 comentários:

  1. Quando se fala em "boa ideia", me vem logo em mente o Twitter.

    Tem coisa mais ridícula que uma espécie de blog onde você:
    * não pode postar fotos nem vídeos
    * só publica 140 caracteres por mensagem
    * não tem nenhum recurso inovador

    Mas aí que está o segredo do grande empreendedor, ao meu ver: "vender a ideia, e fazer as pessoas comprarem essa ideia"

    O Twitter é perfeito naquilo que se propõe. Mas me diga se você acreditaria que algo desse tipo iria fazer sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida que a ideia é simples, mas ninguem pensou nisso antes, mas a questão não é só criar a ideia e preciso mante-la aprimorar pois neste mundo digital as coisa mundam de um momento para outro, vou dar um exemplo:
      Lembra do site HUMORTADELA que um dia foi o maior site de humor do Brasil que chegou a empregar 21 pessoas, eles simplesmente faliram, da mesma forma que o site DIGG que recebeu 40 milhões de dolares em investimento foi vendida a pouco tempo por 500 mil.
      Vou contar estas histórias no futuro.

      Excluir
    2. Sim o site encerrou suas atividades em 2011 por falta de dinheiro, mais para frente vou contar a história em detalhes.

      Excluir
  2. Putz! Eu quero ver esse filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MAX este filme esta disponível para Download, no Youtube tem a versão completa, daqui alguns dias vou colocar o link de aulguns filmes interessante.

      Excluir
    2. Valeu a dica, mas só achei dublado! vc sabe onde tem legendado?

      Excluir
    3. Humm agora você me pegou, mas eu vou procurar e vou disponibilizar os links tanto para dublados como para legendados, farei esta pesquisa.

      Um abraço.

      Excluir
  3. Esse filme é bem legal realmente.
    Nunca tive boa imaginação para ideias, sou altamente racional e lógica, esqueceram do software de criatividade qdo me criaram :P

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais interessante de tudo é que ele mostra a realidade de quem foi Steve Jobs sem a pieguice que foi após a morte dele.
      Praticar a criatividade é como fazer musculação no inico e dificil mas depois as coisas começam a fluir com facilidade.

      Beijão!!!

      Excluir
  4. Uma vez eu ouvi a Coluna do Max Gehringer que mudou a minha vida. Ele falou sobre a origem da palavra "Problema".

    http://estou-sem.blogspot.com.br/2012/02/o-que-fazer-com-os-problemas-by-max.html

    Leia esse texto e tenha certeza que a sua vida também vai mudar amigo Lord. E tenha certeza que vai ajudar a sua futura empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem então o segredo é passar o problema adiante kkkk.
      Os politicos fazem pior que é dizer que vai resolver e no fim não fazem nada kkkkk.

      Um abração!!!

      Excluir