Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma ideia simples que faz sucesso

   Fala ae galera beleza!!! No ultimo post falei sobre como vender um boa ideia, mas ficou no ar uma sensação de que as boas ideias devem ser sofisticadas, aliás as pessoas associam as Startups a empresas de internet, mas história não é bem assim pois de acordo com a definição qualquer empresa iniciante com uma ideia inovadora é considerada um Startup e vou dar um exemplo de uma reportagem que li na revista Exame. Veja a matéria abaixo na integra.
   Empresário ganha mercado com copos comestíveis
Creme de aspargos servido sobre uma base de fubá. A criação despretensiosa fez tanto sucesso em um encontro de amigos que o empresário Joaquim Pedro Paes Leme decidiu criar a Juca Fubá, em Niterói (RJ). Mas como transformar uma ideia em um negócio concreto?
“Meu advogado recomendou procurar o Sebrae, pois minha primeira preocupação era proteger a ideia não só do produto, mas de todo o maquinário que inventei, necessários para a fabricação de diferentes formatos. Fui orientado por técnicos e contei com recursos para o registro de oito itens. Também fui encaminhado para a Rede de Tecnologia, que me orientou sobre as patentes, e a Embrapa, que me ajudou a desenvolver o produto, a embalagem e me informou sobre as especificações de uma cozinha industrial”, explica, referindo-se aos parceiros da instituição no programa Serviços de Inovação e Tecnologia (Sebraetec).
Enquanto concebia o produto sem lactose, glúten, gorduras trans ou conservantes, Joaquim Pedro e a sócia, Fabiana Paes Leme Inocente, investiram em capacitação durante seis meses antes de abrir as portas. No Sebrae, fizeram mais de oito cursos, como formação de preços, oficina de marketing e o Empretec, metodologia concebida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver características empreendedoras.
 Como resultado, o empresário está mais focado e com visão mais ampla do negócio. “Tive um bufê durante mais de cinco anos, mas prestava serviços apenas para conhecidos. Formalizado, pude mirar em pontos de venda como supermercados, delicatéssen, bares e restaurantes. Os clientes gostam muito do produto, não só do sabor, mas também dos formatos - redondo, quadrado, triangular e ovalado. É uma receita versátil e serve como base para muita coisa. Já servi até com feijoada e foi um sucesso".
Joaquim Pedro também conheceu o programa Sebrae 2014, que orienta empresários para as oportunidades de negócio geradas com a Copa do Mundo FIFA 2014. Por meio da iniciativa, a empresa já conseguiu um restaurante como cliente e contratou uma empresa de tecnologia da informação como prestadora de serviços.
“Já estou desenvolvendo uma linha de recheios, um copinho de aipim e uma polenta instantânea. O negócio cresceu cerca de 30% nesse período. Sou otimista, acho que os turistas virão em grande número e alimentação é um setor que será muito beneficiado. O Sebrae me deu toda a informação que precisava, achei uma direção. Hoje, digo que tenho carteirinha de sócio da instituição”, brinca o empresário.
A Juca Fubá, aberta em março deste ano, produz mais de 50 mil unidades de copinhos de fubá para 70 clientes nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo.
Matéria da Revista Exame 14/08/2012
   Como vocês podem perceber, não precisa ser uma Nasa ou uma Apple para gerar uma ideia inovadora, pois existem boas ideias em qualquer esquina.
   Então vamos pessoal coloquem o cerebro para funcionar e rumo a Independência Financeira. Um abraço a todos.

Referências:
O que é uma Startup?
A ideia de negócio
Como proteger a sua ideia
Se a ideia for ruim
Como encontrar uma boa ideia
Como vender a sua ideia

 

10 comentários:

  1. Fala Lord!

    Ideias geniais podem ser coisas simples, mas o caso do exemplo é algo muito limitado, mercado restrito e da "moda". É difícil saber qual o futuro de uma empresa dessas daqui 10 anos. Ainda acho mais viável partir pra uma ideia consolidada e manter uma empresa mediana (nada de excelência). Dá menos trabalho e mais lucro.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Corey beleza, viu como as boas ideias podem ser simples.Bem eu entendi o seu ponto de vista, pois 10 anos pode ser tempo demais a outros modismo podem surgir, mas empreender é isso mesmo, tem que ficar atento e nunca ficar parado, pois a concorrencia é feroz e se puder este empreendedor deve diversificar os negócios para não depender de apenas uma unica coisa.10 anos também é tempo demais até para o mercado financeiro, pois uma ação pode ser hoje uma boa hoje e ser uma merda daqui a 10 anos.

      Um abração!

      Excluir
    2. Oi, Lord. Realmente, é uma ideia tão simples que a maioria das pessoas nunca pensaria que gera dinheiro. Porém o investidor acreditou, estudou e implementou. Me faz pensar que além da boa ideia é fundamental ter conhecimento e preparo.
      Corey, eles tem a patente do produto, portanto tem alguma precaução. Além disso, estão diversificando sua produção. E como as startups dá informática, pode acontecer de logo logo o Pão de Açúcar fazer uma boa oferta, sei lá rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
    3. Eles podem vender esta pequena empresa para uma outra maior e faturar uma boa grana, eles tem uma cozinha industrial que pode ser convertida para outro tipos de produtos alimentícios, brincando esta pequena fabrica deve valer uns 500 mil.
      E quanto mais conhecida for maior será o numero de clientes podendo vender para as grandes redes de supermercados.

      Excluir
  2. Lord fale também das empresas que fizeram sucesso no passado e que já faliram.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anonimo, na semana que vem devo publicar um post com um exemplo de uma empresa que quebrou após ter sido um sucesso.

      Um abração!!!

      Excluir
  3. O princípio básico de uma startup deve ser resolver algum problema dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente para resolver os nossos problemas de caixa kkkkk.

      Excluir
  4. Gosto de acompanhar teu blog justamente por esses posts sobre empreendedorismo.Continue assim.Maromba low cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem muita coisa para postar sobre este assunto cujo texto já esta quase pronto (rascunho), preciso arrumar tempo para postar, pois estou quase sem tempo, pois estou tocando 2 projetos e estou exausto, ainda tem um post sobre Dividendos e outro sobre as Small Caps que já está pronto a quase 2 meses e ainda não postei.

      Um abração!!!

      Excluir