Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

O que é uma Startup ?

   Olá pessoal vou começar uma nova série de post sobre empreendedorismo, que de acordo com o post "A Lição dos Ricos" é uma das maneira mais eficientes para se chega a Independência Financeira. E hoje vou começar este assunto facinante falando sobre Startup, mas o que esta palavra significa? 
   Tudo começou durante a época da bolha da Internet, entre 1996 e 2001. Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só na bolha ponto-com o termo "startup" começou a ser usado por aqui. Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, "startup" sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
O que os investidores chamam de startup?
   Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.  
   Apesar de curta, essa definição envolve vários conceitos:
1 - Um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo - ou ao menos se provarem sustentáveis.
2 - O modelo de negócios é como a startup gera valor - ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca - e esse modelo também é usado pelo Buscapé.com. Um outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: você paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador - e por isso aumenta suas chances de gerar lucro.
3 - Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda. Uma analogia simples para isso seria o modelo de venda de filmes: não é possível vender a mesmo unidade de DVD várias vezes, pois é preciso fabricar um diferente a cada cópia vendida. Por outro lado, é possível ser repetível com o modelo pay-per-view - o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso impacte na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.
4 - Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.
Os passos seguintes  
   É justamente por esse ambiente de incerteza (até que o modelo seja encontrado) que tanto se fala em investimento para startups - sem capital de risco, é muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócios enquanto não existe receita. Após a comprovação de que ele existe e a receita começar a crescer, provavelmente será necessária uma nova leva de investimento para essa startup se tornar uma empresa sustentável. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisa se reinventar - ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.
   Startups são somente empresas de internet? Não necessariamente. Elas só são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a web torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata - além da venda ser repetível. Mesmo assim, um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora pode também ser uma startup - desde que ela comprove um negócio repetível e escalável.
   No próximo post vou falar sobre a ideia de negócios. Um abraço a todos.

Referencia:Revista Exame

16 comentários:

  1. esse ponto: "trabalhando em condições de extrema incerteza" é o que mais me chama atenção, considero um investimento de altíssimo risco com retorno proporcional caso tudo de certo.
    Muito estudo no seu caminho Lord, cuidado onde pisa e boa sorte :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Ostra: o risco é altíssimo e o retorno (se acontecer) idem, mas vejo que a grande maioria das startups não vingam sobretudo pelo perfil dos empreendedores: filhinhos de papai, engomadinhos que acham fashion ter uma empresa controlada por i-macs de um escritório comunitário na faria lima. Startups são a nova modinha dos metidos a empreender.

      Não estou dizendo que é um mal negócio, muito pelo contrário, mas deve-se tomar muito cuidado, muito mesmo, pra não perder dinheiro e principalmente tempo.

      Pro meu perfil isso não serve, não me vejo nem montando uma empresa do zero, que dirá investir numa ideia maluca. Meu negócio é previsibilidade e pra isso tenho que pagar o preço de uma perspectiva de rendimento inferior.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Ostra
      Bem Startup não quer dizer que seja uma empresa de internet, mas grande parte das pessoa associam a mesma.
      Mas por exemplo um Loja Virtual é um empreedimento Tradicional que usa a internet como veiculo de vendas e de acordo com as definições não seria considerada uma Startup.
      Semduvida que o indice de mortalidade desta empresas são altissimas, mas tudo poderá ser minimizado com muito estudo.

      Bjs.

      Excluir
    3. Olá Corey
      Muitas Startup's não vigam pelo fato de muitos filhinhos de papai viajam na maionese, por exemplo:
      Teve uma reportagem aqui no Rio que falava sobre Startup e nela mostrava 2 jovens de classe media alta que afirmaram investir 34 mil numa espécie de d=rede social na qual só entrariam convidados e os associado dariam notas para os restaurantes e boate, e disseram que até aquele momento o site não tinha recitas e que estavam em busca de um investidor anjo para consegui 200 mil, vão esperar sentados.

      Um abração!!!

      Excluir
  2. Vi no post da sexta que você pretendia excluir o blog por questões de privacidade.

    Você pode criar um blog com outro endereço e utilizar a ferramenta de exportação/importação do blog e transferir todos os textos para lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou pesando muito nisso, no minimo reduziria as atividade pois o meu tempo ficou escasso devidos a projetos paralelos e pela falta de privacidade devidao a invasão do meu blog por pessoas conhecidas, pensei no que vc disse, mas perderia 90% do tráfego e teria que começar tudo de novo. Mas pretendo abrir um outro mais relacionada ao meu negócio para direcionar trafego para minha empresa, enquanto isso falarei apenas assuntos genéricos, sem fala do meu lado pessoal.

      Abs!

      Excluir
  3. Contanto que vc arrisque numa startup uma pequena parcela do seu patrimônio Lord, tá tudo em casa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tudo será dividido Eike, aliás você poderia pensar nisso também, é uma boa dica, e vou martelar neste assunto por muito tempo.

      Um abraço!!!

      Excluir
    2. Eu vou falar o que o meu Clone falou em 2010, quando perguntaram se ele compraria o SBT:

      "Nós olhamos tudo".

      Um abraço!

      Excluir
    3. A principio ele ia comprar a Rede TV, mas as negociações não avançaram, o Silvio Santos a principio tinha simpatia pela hipotese de Eike comprar uma parre do SBT, mas ninguém falou mais nada.

      Um abraçâo!

      Excluir
  4. Cadê as gostosas??? Nem deu vontade de ler o post assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, é o fim de uma era, pois daqui pra frente as coisas vão mudar.
      os assuntos serão mais sérios até a segunda ordem.

      Excluir
    2. Eu levava muito a sério os posts com gostosas pós-puberdade e atrizes pornôs teens.

      Excluir
    3. Bem já que insiste, na sexta-feira teremos um post mais interessante.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Apesar de trabalhar na área, não recomendo a entrada de sola.
    Já vi amigos que sairam do trabalho para montar a própria empresa, e alguns meses depois voltarem a ser assaliariados, porque este tipo de mercado é altamente volátil.

    Pelo fato de ser disponível a muitas pessoas qualquer erro no seu produto, é rapidamente dissipado para os outros clientes, e ai como diria meu avô, "a merda ta feita". Os riscos não são suportados pelos lucros, a não ser que você tenha vários contatos e comece com algo que eles possam ajudar, como se fossem testadores de modelos beta.

    Vou dar uma dica de quanto é lucrativo este mercado.
    Uma boa hospedagem custa em média, 350 reais.
    Um bom produto é necessário em média de 500 a 1000 horas para ser montado pela primeira vez, a partir disso pode ser replicado e feito em menos de 5 horas.
    Se você colocar sua hora como sendo R$50,00. você precisaria de em média de 50.350 reais. Para se ter lucro, vendendo este seu produto a uma mensalidade de R$100,00 por mês, você precisaria de 42 clientes, por um ano para você ter seu retorno.
    No entanto, já vi empresas que em um mês tinham mais de 1.000 clientes satisfeitos.

    Como o Corey sempre fala, o que você precisa é querer e ter sede de conhecimento, porque você sempre vai inovar e seus clientes sempre gostarão do seu produto.

    Como não levo muito a fé nesta área, não invisto, mas quem quiser fazer sistemas, recomendo, quem quiser fazer sites... bem, boa sorte.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida este é um negócio de altissimo risco, mas se der certo o retorno será monstruoso, e certo é a pessoal seroa a pessoa abrir um negócio deste mas ao mesmo tempo manter o emprego, para caso de acontecer alguma merda, o cara ter pra onde correr.
      Tem um caso que li numa revista, mostrando que uma mulher era uma dentista que vendia 2000 salgadinhos por mês como complemento de renda, dai ela anunciou em um site de vendas coletivas dai que em 3 dias o número de pedidos aumentou para 360 mil!!!!
      Foi tantos pedidos que ela não teve como entregar, e ai o nome da empresa dela foi para no site reclame aqui.

      Um abração!!!

      Excluir